A cultura popular a cada vez mais vem ganhando notoriedade, com o reconhecimento através do registro como é o caso da Literatura de Cordel em 2018. E por último a Xilogravador, Cantadores, Repentinas, Cordelistas que fazem da cultura popular seu modo de vida. Já o Mamulengo que é bastante difundindo em Brasília e entorno sul, tem uma história que remete os anos 70 com maior efervescência. E que recentemente o IPHAN do Distrito Federal catalogou os grupos em atividade na região.
E o Projeto Tríade em Movimento Cultural agrega valor ao segmento popular aqui no centro-oeste, serão oficinas gratuitas com Mestres como o Walter Cedro que faz um trabalho de excelência em Olhos D’água, e agora traz a arte para Luziânia.
A Xilogravura também é bastante conhecida no Brasil e mundialmente, principalmente pela difusão de Xilogravadores que detém reconhecido trabalho nesta arte popular, como J. Borges, Valdério Costa, e Goári Poeta Gravador que irá ministrar a oficina para a comunidade, o objetivo é proporcionar o acesso e o contato direto com a técnica do entalhe em madeira e/ou linólio.
Há bastante tempo as intervenções artística nos muros e paredes das cidades deixaram de ser consideradas “crime”. O grafite se consolidou como linguagem visual urbana, como também ganhou status de arte visuais. Importante destacar que a arte se difere da prática e cultura do “pixo”.
A arte urbana também é tema de uma das oficinas do projeto, que será trabalhado a história do Grafite, as técnicas de desenhos e a transcrição deles para o muro e consequentemente a utilização de spray e mix e combinação de cores. O artista que ministrará a oficina é Ramon Patrício conhecido nacional e internacionalmente como Ramon Phanton que ganhou maior destaque a partir de 2015. Tem representado a cidade e região em eventos no Chile, Colômbia e outros.
para fazer a inscrição acesse os links abaixo:
Mamulengo – 20 Vagas
Xilogravura – 15 Vagas
Grafite – 20 Vagas
Para maiores informações acompanhe nossas redes sociais e pelo WhatsApp 61 99921 0394