Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade

Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade

Objetivos 

Ser uma organização de referência agregando valor no que tange aos aspectos socioculturais, educacionais e ambientais. Preservando pelo escopo em linha reta a fim de garantir e se firmar como um  espaço vivência, convivência respeitando os valores éticos, morais e acima de tudo os universais como o direito ao acesso a cultura, a fim de alcançar o desenvolvimento humano dos participantes de forma harmônica. 

O respeito às diferenças é um fundamento agregador visando o fortalecimento e participação da comunidade em estado de vulnerabilidade ou não. A Tríade Cultural atua acima de tudo na defesa, proteção e conservação dos bens que são patrimônio cultural imaterial e material do país. Zelar, envolver é nosso papel além de inserir por meio de capacitação, formação, gerando assim aprendizado a partir das ações de inclusão, difusão e fomento da cultura e fazer artístico.  

Quem somos

A Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade iniciou de forma oficial em 2007, ou seja são 15 anos de atividades e ações comunitárias. O Ponto de Cultura Tríade tem por objetivo agregar valor, a ponto de atender uma pequena parcela das ações culturais da localidade, o edital apoio aos pontos de cultura do estado de Goiás, nasce nessa perspectiva de suprir a lacuna existente do fazer cultural interrompida por quase dois anos. Com isso afetando a cadeia produtiva e ações culturais que eram executadas de forma costumeira no espaço. Com a possibilidade de aquisição do fomento será uma oportunidade pra gerar emprego e renda na cidade.

Nosso papel é articular e estimular às diversas ações e atividades culturais presentes ou não na comunidade na cidade de Luziânia. Temos ações diversas como cursos, oficinas, em segmentos como música, instrumentos, teatro, dança, arte urbana e outras. Atém de promover eventos socioculturais, festejos juninos, feiras literárias, sarau e encontros com a comunidade.

A participação da comunidade nos projetos tem contribuído para capacitação, formação e ainda atraindo o intercambio de grupos e pessoas jovens, adultos e crianças interessados na arte e do fazer artístico, deste modo temos sido ao longo dos anos uma organização comunitária de difusão e fomento da cultura, bem como contribuído para o desenvolvimento sociocultural e com amenizando a vulnerabilidade e o acesso à cultura.

Os projetos artísticos e culturais tem por finalidade inserir a juventude, crianças e adultos em cursos e oficinas formativas, gerando oportunidades para o desenvolvimento cognitivo, Artísitico e de formação humana. A ponto de contribuir para o crescimento e redução do quadro de vulnerabilidade e outras dificuldades.

Ser uma organização cultural com atuação precisa a fim de contribuir com a sociedade no que tange ao desenvolvimento humano por meio do fazer artístico e cultural, com práticas socioculturais, socioambientais, e sócio educacionais para juventudes, crianças e adultos. 

Visão

Tornar-se uma organização promotora do desenvolvimento humano a partir das ações socioculturais. 

Valores

Tornar-se uma instituição articulada, desenvolvida, comprometida com o ser humano a fim da aquisição do plenos direitos culturais, e do  exercício da cidadania.  Respeitando os princípios básicos como ética, transparência, qualidade, razoabilidade e colaboração.

No ano de 2016 o Minc – Ministério da Cultura, por intermédio da Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, o qualifica,  certificando como Ponto de Cultura conforme Portaria nº 30 de 03 de maio de 2016, publicado no Diário Oficial da União nº 84 em 04 de maio de 2016.

Deste modo com a certificação a instituição passou a integrar a rede nacional, estadual de pontos de cultura, possibilitando que a entidade possa participar e concorrer aos editais de fomento, prêmios  ofertados pelo Ministério da Cultura, Fundos Estaduais de Cultura e Distrital, Fundos Municipais de Cultura, de fato não é uma garantia de financiamento devendo se qualificar como proponente nos projetos culturais.

No dia 05 de maio de 2022, fomos instituídos como Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade conforme nosso estatuto social

https://drive.google.com/drive/folders/1bdAExo36rT3jbPKFSVDArg1ZBJOTnB64?usp=share_link

Diretoria Executiva

Valéria Andrade – Presidente

Pedro Rodrigues – Vice Presidente

Vanda Andrade – Diretora Administrativa

Rosana Clemente – Diretora Financeira

Conselho Fiscal 

Cláudio da Silva

Gilberto Pereira

Nayra Andrade

Perfil da Presidente 

Valeria Andrade e credenciada como Agente Cultural de Base Comunitária no Mapa Goiano da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás possui formação em Economia e Pós-graduação em controladoria, auditoria e tributos com experiência de mais de 15 anos. Como agente cultural de base comunitária no Ponto de Cultura Tríade vem ao longo dos anos apoiando nas ações, zelando, controlando todas as iniciativas desenvolvidas desde 2015. Participado de capacitações voltadas para o campo da cultura, conferencias, fóruns de cultura e da rede estadual de Ponto de Cultura.

Vice -Presidente

Pedro Rodrigues um folião exerce varias funções, ajudante, caixeiro, e outras. Atua em mais de uma folia porém tem função fixa na Folia Nossa Senhorada Abadia. Atuadesde 10 anos porvivenciar desde criança e incentivo dos pais e pelo seu avô que e folião de tradição.Já girou em diversas folias e sempre exercendo função, apoia e ajuda o Guia e demais foliões.

Diretora Administrativa

Vanda Andrade – produtora cultural, atua há 8 anos nos segmentos culturais produzindo e fomentando as artes desde 2013 na cidade de Luziânia. É credenciada como Agente Cultural no Mapa Goiano da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás, já executou o Projeto Cordeliando pela Literatura de Cordel, Lei Aldir Blanc do Estado de Goiás, e atuou como Assistente de administração do projeto.Possui formação acadêmica em Administração de Empresas pelo Centro Universitário-Unidesc 2010, tendo participado de vários cursos de capacitação em elaboração de projetos,portfólio e outras formações nas áreas culturais.

Diretora Financeira

Rosana Clemente atua na área administrativa e nos segmentos culturais produzindo e fomentando desde 2020 na cidade de Luziânia. Possui formação acadêmica em Administração de Empresas e tem participado de vários cursos de capacitação em elaboração de projetos, portfólio e outras formações nas áreas culturais.

Coordenador Geral

João Almir do Cordel – é pedagogo, xilogravador, escritor, produtor cultural, poeta popular,
com 25 anos de experiência nas áreas artísticas, é especialista em Educação Patrimônio
Artístico e Cultural. Possui vários cursos de capacitação em Gestão e Elaboração de
Projetos Culturais, Saber Museus, Agentes Culturais, e outros. Soma esforços, desenvolve
articula e fomenta ações socioculturais na comunidade principalmente a cultura popular
nordestina. Realizando oficinas de Xilogravuras e Cordel em escolas, universidades,
bibliotecas, espaços culturais, Sesc, Sesi-DF. Participou de várias exposições individuais,
coletivas, nacionais e internacionais com a II Exposição Internacional de Ex-Libris do Museu
de Artes de Blumenau em 2021, Museu Casa da Xilogravura 2023. Realizou várias oficinas
de Xilogravuras como no Centro Universitário Uniceplac – Gama – DF, Escola Americana de
Brasília – DF, Escola Campos do Saber -GO, Tríade Cultural. Autor de 4 livros e mais de 20
folhetos de cordel, já ofereceu várias oficinas de literatura de cordel em escolas e outros
espaços. Executou na íntegra. Atua realizando apoio aos novos autores para concretização
de suas publicações. Utiliza-se espaços públicos como escolas, praças, espaços culturais
para divulgar as atividades com a realização de oficinas, saraus culturais e outras
iniciativas. Coordenou o Projeto Tríade em Movimento Cultural em 2022 no Ponto de
Cultura que foi fomento da Lei Aldir Blanc – Secult – GO,

Estatuto Social

Equipe

Somos um time formado por profissionais de diversas áreas