Projetos

Curso de Teatro para iniciantes

INTRODUÇÃO

A literatura de cordel além da diversão e informação com rima, métrica e oração, se conta todo o sertão. É de forma elaborada que o Nordeste brasileiro se apresenta por escrito, em papel jornal, no folheto de cordel. Recentemente foi reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), a Literatura de Cordel utiliza regras clássicas em seus versos, ao mesmo tempo em que se consolidou por acessar um público que vai de estudiosos a analfabetos.

A Oficina de Teatro: O básico para iniciantes, foi pensada para discentes do ensino fundamental 1, com 12 à 14 anos de idade. Essa oficina irá ensinar conceitos básicos do fazer teatral. Essas conceituações serão muitas vezes feitas de forma lúdica para melhor aproveitamento do conteúdo.

Por ter tema à oficina fica direcionada, dessa maneira conduziremos os ensaios para a montagem de uma pequena cena sobre a Literatura de Cordel.

OBJETIVO

Transmitir conceitos básico do fazer teatral como, texto dramatúrgico, posicionamento no palco, projeção de voz e atuação.

METODOLOGIA

Através de jogos teatrais, brincadeiras lúdicas e textos estimuladores iremos construir o conhecimento ao longo dos ensaios com a intenção final produzir uma cena para ser apresentada.

OBJETIVOS

O objetivo de promover o acesso à cultura em especial nas séries iniciais, escolhendo como vertente da arte a ser trabalhado, o teatro, visando também o desenvolvimento da oralidade e desenvoltura do participante.

Arraiá do Tio João

A Arraiá do Tio João é um projeto cultural que visa o fomento e a difusão das  manifestações da cultura popular. Que já vem sendo executado há 10 anos na cidade de Luziânia, ao longo do tempo foi  realizado em diferentes espaços públicos e privado. Desde 2015 é realizado no espaço Tríade Cultural.

O Projeto Arraiá do Tio João é executado pelo coletivo Ponto de Cultura Tríade, trazendo os elementos da cultura popular visando proteger e conservar o patrimônio imaterial dos festejos juninos, pois, resgatar e valorizar a festa tradicional de São João as influências dos diversos povos é preservar a identidade. Nesta perspectiva possibilitando assim, o desenvolvimento de estratégias globalizadoras dos conhecimentos mediante o tratamento da informação, enfatizando ainda os jogos e/ou brincadeiras típicas dessa festa. As atividades ocorrem há dez anos, como proposta de difusão e fortalecimento da Cultura Popular e do Folclore.

Salvaguardar e valorizar o patrimônio imaterial suas características das festas juninas em diferentes regiões do país; Com objetivo de gerar e despertar ao público o interesse pela cultura, a ponto criar e formar consciência da necessidade em preservar o patrimônio imaterial, bem como ampliar as oportunidades de acesso às pessoas que compõem a diversidade e resgatando, protegendo o acervo da cultura brasileira.

SEMANA DO FOLCLORE

 

DIA DAS CRIANÇAS

Trata-se de uma ação desenvolvida pelo coletivo desde o ano 2007 na comunidade, cujo objetivo é promover a acessibilidade e gerar oportunidade às crianças a brincadeiras antigas, cinema comunitário, presentes, e muita animação. As atividades são realizadas todos os anos em bairros alternados da cidade de Luziânia.
Dentro da programação está: 
– Brincadeiras;
– Oficinas Brincantes;
– Palhaços;
– Gincanas;
– Pula Pula,
–  Algodão Doce,
–  Pipoca;

NATAL SOLIDÁRIO