Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade
Curso de Artesanato está com inscrições abertas

Com objetivo de promover o acesso e protagonismo feminino, o Ponto de Cultura Tríade estará promovendo o Curso de Artesanato exclusivo para as mulheres.

As inscrições estão abertas e são gratuitas, do dia 26 de julho até 10 de agosto, ou até o preenchimento das vagas.

Não percam esta oportunidade de formação e possibilidade de se proficionalizar em uma área da economia criativa da cultura.

A Arte Educadora – Bia Artesã será a facilitadora do curso, ela possui larga experiência em trabalhos artesanais e manuais, bem como já ministrou diversas oficinas nos Cras, Associações e comunidades.

Corra no WhatsApp do card e garanta sua vaga, bem como maiores informações.

Acesso: Gratuito
Púbico Alvo: Mulheres
Requisitos: Com ou sem experiência
Idade: A cima dos 15 anos

Serviço:

Ação: Curso de Artesanato – Com Bia Artesã
Data: 12 à 17 de agosto
Horas: 13 às 17h
Local: Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade

O Ponto de Cultura Tríade sediará o 1º Encontro da Rede de Pontos de Cultura de Luziânia

As comemorações dos 20 Anos – Cultura Viva, segue por todo o mês de julho.

Nós do Ponto de Cultura Tríade com intuito de mobilização da rede local estará promovendo o 1° Encontro da Rede de Pontos de Cultura de Luziânia, surge em um momento ímpar de mobilização nacional das redes de Pontos de Cultura em desenvolver ações para fim de celebrar os 20 anos de criação dos Pontos de Cultura.

Contará com presença de representantes da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e da Coordenação Estadual do Ministério da Cultura em Goiás.

Além dos pontos locais, receberemos o Ponto Mamulengo Sem Fronteiras e outros espaços e grupos.

Nessa perspectiva os pontos já chancelado e espaços culturais estão convidados para esse momento de celebração, debate e discussão sobre a Política Nacional Cultura Viva, Política Nacional Aldir Blanc dentre outros temas.

Serviço:
Evento: 1° Encontro dos Pontos de Cultura de Luziânia
Data: 31 de julho
Horas: 19 às 22 horas
Acesso: Gratuito
Local: Ponto de Cultura Tríade

Aconteceu no último final de semana o Arraiá do Tio João em Luziânia

O Festival junino realizado pela Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade na periferia da cidade já caiu nas graças da população local e regional, pois, as cidades vizinhas e várias pessoas de Brasília é presença garantida neste tradicional Arraiá do Tio João.

Trata-se de uma iniciativa independente e conta com pouco ou qause nada de apoio no que tange a fomento e finacincaimento, porém este ano a instituição que é um Ponto de Cultura certificado de 2014 pela Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura – Minc. Teve o fomento da Lei Paulo Gustavo do Municipio de Luziânia, recurso importante para custear despesas com os artistas e grupos que se apresentaram no festival durante os dias 5, 6 e 7 de julho no Bairro Parque Estrela D’alva – 0.

Segundo o idealizador do projeto João Almir do Cordel que é produtor cultural, cordelista e xilogravador, reafirma que a cultura popular principalmente a nordestina carece ser fomentada independentemente de apoio e/ou patrocínios, as comunidades são organizadas e une as pessoas e fazem sempre suas ações, e as manifestações e expressões culturais são difundidades e assim garantindo a riqueza da cultura em todos os lugares. Sabemos também o tanto quanto o apoio e fomento são necessários tendo em vista diversas despesas, como a estrutura, segurança, equipamentos de som, iluminação, decoração e tantas outras. Portanto o fomento da Lei Paulo Gustavo foi fundamental para a geração de renda e ampliação do festival junino de 2024.

Os resultados foram positivos e demonstrando que é necessária promover açoes nessas perspectivas, a população carece de eventos populares e gratuitos, e ainda por cima com todo aparato necessário de acessibilidade e segurança. Contamos com um público na ordem de 4 mil pessoas nos 3 dias de evento, com a participação de 5 grupos de quadrilha junina, grupos de dança, capoeira e 7 – grupos e cantores solo, literatura de cordel, artesanato, gerando renda para mais de 40 pessoas de forma direta. Desta forma não ouve nenhuma ocorrencia policial e/ou qualquer tipo de violênca no local.

Os depoimentos do público e admiradores podem serem constatados no perfil do instagram @arraiadotiojoaooficial e @triadecultural