Com objetivo de promover o acesso e protagonismo feminino, o Ponto de Cultura Tríade estará promovendo o Curso de Artesanato exclusivo para as mulheres.
As inscrições estão abertas e são gratuitas, do dia 26 de julho até 10 de agosto, ou até o preenchimento das vagas.
Não percam esta oportunidade de formação e possibilidade de se proficionalizar em uma área da economia criativa da cultura.
A Arte Educadora – Bia Artesã será a facilitadora do curso, ela possui larga experiência em trabalhos artesanais e manuais, bem como já ministrou diversas oficinas nos Cras, Associações e comunidades.
Corra no WhatsApp do card e garanta sua vaga, bem como maiores informações.
Acesso: Gratuito Púbico Alvo: Mulheres Requisitos: Com ou sem experiência Idade: A cima dos 15 anos
Serviço:
Ação: Curso de Artesanato – Com Bia Artesã Data: 12 à 17 de agosto Horas: 13 às 17h Local: Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade
As comemorações dos 20 Anos – Cultura Viva, segue por todo o mês de julho.
Nós do Ponto de Cultura Tríade com intuito de mobilização da rede local estará promovendo o 1° Encontro da Rede de Pontos de Cultura de Luziânia, surge em um momento ímpar de mobilização nacional das redes de Pontos de Cultura em desenvolver ações para fim de celebrar os 20 anos de criação dos Pontos de Cultura.
Contará com presença de representantes da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e da Coordenação Estadual do Ministério da Cultura em Goiás.
Além dos pontos locais, receberemos o Ponto Mamulengo Sem Fronteiras e outros espaços e grupos.
Nessa perspectiva os pontos já chancelado e espaços culturais estão convidados para esse momento de celebração, debate e discussão sobre a Política Nacional Cultura Viva, Política Nacional Aldir Blanc dentre outros temas.
Serviço: Evento: 1° Encontro dos Pontos de Cultura de Luziânia Data: 31 de julho Horas: 19 às 22 horas Acesso: Gratuito Local: Ponto de Cultura Tríade
O Festival junino realizado pela Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade na periferia da cidade já caiu nas graças da população local e regional, pois, as cidades vizinhas e várias pessoas de Brasília é presença garantida neste tradicional Arraiá do Tio João.
Trata-se de uma iniciativa independente e conta com pouco ou qause nada de apoio no que tange a fomento e finacincaimento, porém este ano a instituição que é um Ponto de Cultura certificado de 2014 pela Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura – Minc. Teve o fomento da Lei Paulo Gustavo do Municipio de Luziânia, recurso importante para custear despesas com os artistas e grupos que se apresentaram no festival durante os dias 5, 6 e 7 de julho no Bairro Parque Estrela D’alva – 0.
Segundo o idealizador do projeto João Almir do Cordel que é produtor cultural, cordelista e xilogravador, reafirma que a cultura popular principalmente a nordestina carece ser fomentada independentemente de apoio e/ou patrocínios, as comunidades são organizadas e une as pessoas e fazem sempre suas ações, e as manifestações e expressões culturais são difundidades e assim garantindo a riqueza da cultura em todos os lugares. Sabemos também o tanto quanto o apoio e fomento são necessários tendo em vista diversas despesas, como a estrutura, segurança, equipamentos de som, iluminação, decoração e tantas outras. Portanto o fomento da Lei Paulo Gustavo foi fundamental para a geração de renda e ampliação do festival junino de 2024.
Os resultados foram positivos e demonstrando que é necessária promover açoes nessas perspectivas, a população carece de eventos populares e gratuitos, e ainda por cima com todo aparato necessário de acessibilidade e segurança. Contamos com um público na ordem de 4 mil pessoas nos 3 dias de evento, com a participação de 5 grupos de quadrilha junina, grupos de dança, capoeira e 7 – grupos e cantores solo, literatura de cordel, artesanato, gerando renda para mais de 40 pessoas de forma direta. Desta forma não ouve nenhuma ocorrencia policial e/ou qualquer tipo de violênca no local.
Os depoimentos do público e admiradores podem serem constatados no perfil do instagram @arraiadotiojoaooficial e @triadecultural
No Brasil todos os anos pelos diversos cantos do país nos meses de junho e julho as festividades do movimento junino, ocorre as manifestações dessa cultura popular, que possui uma riqueza sem precedentes invade todos os rincões. E na cidade de Luziânia não é diferente a tradição segue pelos bairros, escolas, associações, igrejas e pontos de cultura que realizam seus arraiás todos os anos.
Por tradição o Arraiá do Tio João sempre desperta a curiosidade e interesse das pessoas em participar, trata-se de uma festa julina recheada de simbolismo, decoração e as comidas típicas é um grande diferencial quem mantém preços populares e as pessoas com a alegria no rosto para servir bem os frequentadores.
Segundo João Almir do Cordel idealizador e Produtor Cultural do projeto desde o início, as festas populares do movimento junino trazem e despertam a curiosidades e o imaginário das pessoas, esse é sempre o que queremos como proposta sociocultural, encontro de gerações com animação por todos os lados, como faz os grupos de quadrilhas juninas, música, barracas de artesanato, cordel, xilogravuras, decoração e a vila do Tio João sempre com inovações.
Faz parte do calendário anual de eventos cívicos e culturais da cidade, pela sua importância para a comunidade em valorizar essas tradições dos festejos juninos no município. Nessa edição especial dos 15 anos, traz uma programação arretada com a participação de vários grupos de quadrilha junina, músicos, trios de forró, danças regionais e muitas novidades aguardem!
A programação as datas e horários já estão definidos para realização do tradicional Arraiá que será nos dias 05, 06 e 07 de julho a partir das 19h30min, no mesmo local de sempre na Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade no bairro Parque Estrela D’alva – 0 – Luziânia – GO.
Teremos várias novidades é só vir conferir vise Cumpadi, Cumadi e os ninos, veja aí o que espera todos vocês.
Programação:
05/07 – Sexta-feira
Abertura Oficial – 19h30
Maestro César Ponte – 20h
Academia Movidance – 20h20
Cantor Deivy Moral – 20h30
Quadrilha Vai Mais Não VAI – 21h
Cantor Cristiano Souza – 21H30
Quadrilha Santo Afonso – 22h
Cantor Pedro Ivan 23h
06/07 – Sábado
Academia Movidance – 19h20
Mineirinho e Léia – Os Cowboys do Forró – 19h30
Quadrilha Vira e Mexe – 21h00
Campeonato de Forró – 22h00
Keijin do Acordeon e Forró Cerrado – 22h30
Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba – 23h00
07/07 – Domingo
Canto Ailton Souza – 20h
Sorteio da Rifa – 21h
Quadrilha Eita Peleja – 22h
Cantor Alan Gabriel – 21h10
Serviço:
Evento: XV – Arraiá do Tio João
Data: 05, 06 e 07 de julho
Local: Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade
Av. Miguel Reale – Ped – 0 – Luziânia – GO.
Entrada: Gratuito
Censura: Menores de 18 Anos acompanhado dos pais e/ou responsáveis
Anualmente o Instituto Brasileiro dos Museus – IBRAM promove a Semana Nacional do Museus, o instituto tem um papel fundamental na articulação e mobilização do Museus, Pontos de Memórias e Espaços Culturais de todo o país a participarem desta importante ação.
Este ano o tema Educação e Pesquisa, que pode ser desenvolvidas diversas atividades nessas instituições culturais e musológica. A museologia social deve prevalecer atendendo as comunidades de base.
A Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade participará da programação com atividades pontuais e temáticas entre os dias 13 e 17 de maio de 2024, conforme a programação abaixo.
Entre os dias 2 de março e 9 de abril, o espetáculo solo “Malagueta na Labuta “, da artista circense Fernanda Pimenta (Palhaça Malagueta), irá percorrer as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Pirenópolis, Luziânia, Cidade de Goiás, Alto Paraíso, Cavalcante e Catalão, pelo projeto Malagueta na Labuta do Cerrado. As apresentações serão gratuitas.
O espetáculo solo “Malagueta na Labuta ” tem a direção de Thaíse Monteiro e foi criado em 2021, remontado em 2022 com a mirada cênica da palhaça catalã Pepa Plana e reestreou presencialmente em 2023. A obra combina palhaçaria com o universo feminino, contando a história da diarista Malagueta que, ao trabalhar, brinca e cria outras realidades possíveis, para tornar a lida diária menos dura. A Palhaça Malagueta, vivenciada por Fernanda Pimenta, está entre as artistas goianas com maior visibilidade no cenário regional.
A palhaçaria feminina tem se tornado um novo e importante jeito de quebrar estereótipos de gênero na produção cultural e no cenário artístico, além de valorizar o trabalho autoral de mulheres no estado de Goiás. Outra importância da palhaçaria feminista é a possibilidade de criar histórias que representem as experiências e vivências das mulheres, denunciando de forma leve a invisibilidade e a violência contra o feminino em diversas esferas da sociedade.
Em Luziânia
No dia 10 de março a partir das 18 horas a Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade, estará recebendo uma das etapas do projeto O espetáculo solo “Malagueta na Labuta, em apresentação única em Luziânia. A direção da Tríade convida toda a comunidade a prestigiarem esse momento ímpar de democratização do acesso à cultura, essa que é um dos objetivos da iniciativa circense que é difundir e acessibilizar a todos as iniciativas socioculturais locais de forma gratuita.
O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Fomento ao Circo do Fundo de Arte e Cultura – FAC Goiás 05/2023, e tem produção cultural de Larissa de Paula – Meraki Produção Cultural e Farândola Teatro-circo.
📌Serviço:
Espetáculo “Malagueta na Labuta do Cerrado” Data: 10/03 – a partir das 18 horas
Local: Ponto de Cultura Tríade Acesso: Gratuito
Censura: Livre
Informações: 61 – 99690 6902
Saiba mais em instagram @farandolateatrocirco @triadecultural