O Ponto de Cultura Tríade sem sombra de dúvidas é um iniciativa viva que segue rompendo o tradicional, que é não oportunizar o acesso a cultura para comunidade. Ao longo dos 15 anos de ações permanentes mesmo com dificuldades para manter o espaço cultural na cidade numa região periférica do município de Luziânia com seus 277 anos de existência vem fazendo a diferença com a realização dos projetos socioculturais.
E se você desejar a se inserir não tem complicação procure maiores informações nas redes sociais e telefones da Tríade Cultural e venha somar com a gente. O projeto oferece aulas de dança de salão, teatro, canto e outros.
O melhor que são ofertados de forma gratuita, são voltados para crianças, adultos e jovens a partir de 10 anos de idade.
O Ponto de Cultura Tríade Projeto tem a honra de anunciar o Projeto Tríade Cultural em Ação para o Desenvolvimento, trata-se de iniciativas de manutenção do espaço cultural. Que ao longo dos anos vem promovendo a ação pioneira de democratização do acesso à cultura e a educação nas comunidades da região periférica da cidade de Luziânia. As atividades ocorreram nos próximos 04 meses. A Tríade Cultural estará recebendo esse público alvo, jovens e adultos nos variados segmentos e atividades como, música, dança e teatro que tem por finalidade contribuir para mitigar os índices de vulnerabilidade social a partir do acesso às artes, e consequentemente alcançar o desenvolvimento humano desta população na formação cultural e educacional de nossa cidade.
Serão oferecidas 65 vagas para jovens e adultos da comunidade e escolas públicas. Dentre essas foram reservadas 4 vagas, para pessoas com deficiências, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão e respeito à diversidade.
Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento Pontos de Cultura do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás em 2023. Que tem a finalidade de fomentar as diversas ações no estado e também surgiu em virtude das lutas da Rede de Pontos de Cultura de Goiás, que vem construindo o diálogo entre a Secretaria de Estado da Cultura e o segmento pontos e pontões de cultura para o fortalecimento e participação efetiva nos editais e discussões em prol da efetivação de políticas públicas para o segmentos e outros.
Serviço:
Projeto Tríade Cultural em Ação para o Desenvolvimento
Ponto de Cultura Tríade
Cidade: Luziânia – GO
Inscrições: de 18 de outubro até 10 de novembro de 2023
Uma participação importante do grupo que teve como objetivo ampliar o atendimento e fortalecimento do Ponto de Memória, a museologia social e contou com várias atividades, como palestras no Colégio Cepama ue será proferida pelo escritor e pesquisador Manoel Neres autor do Livro Quilombo Mesquita. O objetivo é evidenciar a pluralidade dos povos tradicionais da comunidade Quilombolas que surgiu por volta do ano de 1751.
Pela terceira vez a associação participa desta iniciativa do @museusbr que acontece em todo o país, agregando valor a Museologia Social.
Foi bastante positiva todas as ações, com a presença maciça da comunidade, que puderam prestigiar as diversas atrações musicais, danças, palestras e literatura.
A Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade que é uma instituição certificada como Ponto de Cultura e Memória participa da programação da 17ª Primavera dos Museus, que acontecerá em dois equipamentos, com atividades gratuitas, nos dias 21 e 22. O tema do evento neste ano é Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas.
No dia 21 (quinta – feira), às 16h, no Colégio Cepama ocorrerá uma ação educativa com a temática O Quilombo Mesquita e a Relação com Luziânia, que será proferida pelo escritor e pesquisador Manoel Neres autor do Livro Quilombo Mesquista. principal do Museu. O objetivo é evidenciar a pluralidade dos povos tradicionais da comunidade Quilombolas que surgiu por volta do ano de 1751.
No dia 20 (sexta-feira), às 19h30, exposição de fotos de Daiena Souza que fazem parte do Livro Quilombo Mesquita. A programação segue com o Sarau Cultural com a presentações teatrais, musicais, danças, literaturas e outras ações.
As ações que ocorrem no Ponto de cultura é sempre oportunidades de fortalecimento de vínculo, e contribuem para a democratização do acesso à cultura e também de apresentar os talentos do coletivo que articula as diversas manifestações culturais locais. Os resultados sempre são positivos nestas iniciativas quando é desenvolvida pelos próprios formandos e mesclando aos convidados só agrega valor para expressividade e fazer cultural.
Serviço:
Evento: 17° Primavera dos Museus na Tríade Cultural
á está disponível o Guia da Programação da 21ª Semana Nacional de Museus, que acontece entre os dias 15 e 21 de maio com o tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.
Mais de 1.100 museus e instituições culturais e educativas em todo o Brasil participarão desta edição da temporada de eventos, promovida pelo Ibram anualmente para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
A Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade é uma das instituições culturais selecionadas e participará pela segunda vez deste evento nacional, as atividades são variadas e tem como carro chefe a Exposição de Artes Visuais – Xilogravuras, e que contará também com palestras, oficinas, Mamulengo (Vídeos) ou seja, uma programação rica para celebrar os 15 anos do Ponto de Cultura Tríade da Cidade de Luziânia que foi uma dos 7 (sete) municípios do estado de Goiás a fazer parte da programação nacional. Segue abaixo segue o link do Guia de Programação de todas as instituições do país e do Centro-Oeste.
Divulgação
Em breve estaremos divulgando a programação detalhada das atividades do Ponto de Cultura Tríade.
Nesta edição, a ação destaca a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, apoiando três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
Em 2023, os museus e instituições culturais e educativas participantes realizarão mais de 3.500 atividades em todas as regiões brasileiras inspirados pelo tema, como exposições, visitas guiadas, palestras, oficinas e apresentações musicais e teatrais.
Uma experiência que se fortalece na cidade de Luziânia de forma positiva, os cursos de iniciação teatral vem acontecendo desde 2018, aqui queremos compartilhar e dividir essa prática do ofício teatral. Um trabalho feito com muito empenho e dedicação nesses últimos 5 anos, os resultados são bastante positivos e tem agregado valor e contribuição sociocultural na comunidade e na vida dos formandos numa região de poucas ações nessa perspectiva.
Foto: Acervo Tríade Foto: Acervo Tríade
Nessa perspectiva na última semana ocorreram as audições para atuação no corrente ano, o trabalho serão pautados em composição do grupo, bem como novas produções de cenografia, ampliando o repertório teórico dos alunos, e atividades técnicas e de bastidores. Ou seja, as audições foram bastante positivas, pois foi recebida 39 inscrições para atores, atrizes, sonoplastia e figurinistas e após as audições foram aprovados 10 pessoas conforme resultado.
Lista dos aprovados e lista de espera
Dos encontros: Segundas, Quartas Feiras – 19h30 as 22h00 e sábado às 13h00 Local: Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade – Luziânia – GO.
Objetivo: Colocar em prática ações teatrais para além da atuação, produção e que será dividido em 03 turmas, ambas sob a coordenação do Professor e Mestrando em Artes Cênicas Rafael Dielson do Grupo de Teatro Tríade Cultural.
Orientador
Rafael Dielson – Pedagogo, Técnico em Teatro
Pedagogo e artista cênico, Técnico em Teatro, Mestrando em teatro. Dentre as vertentes da arte, a dramaturgia, com 10 anos se dedicando à arte. Instrutor de artes em oficinas de teatro para iniciantes em parceria com o Ponto de Cultura Tríade, tendo criado peças e outras ações.
Portanto nossa avaliação é bastante positiva, acreditamos que as ações que visam o desenvolvimento humano são de grande relevância, criando possibilidades de formação artística e o acesso à cultura.
A política cultural sofreu um desmonte nos últimos oito anos no país é sabido. Portanto falar de cultura passa a ser cada vez mais uma tarefa necessária para toda a coletividade.
A cultura em seu conceito amplo, é vital para a garantia de cidadania a partir dos plenos direitos constitucionais. Já comprovada que se trata de uma economia criativa que gera renda e empregabilidade a sociedade, alavancando e transformando a comunidade. Os fatores econômicos, políticos, sociais e educacionais estagnaram com certeza nos últimos anos, enfraquecendo muitas atividades dos grupos, coletivos e artistas de um modo geral no Brasil. Porém há perspectivas de avanços no que tange as políticas culturais do país, com a recriação do Ministério da Cultura (Minc), reavivamento da Lei Cultura Viva que norteiam a rede de pontos e pontões de cultura.
As ações culturais contribuem, e assim se identificando com a comunidade
Nessa perspectiva nós do Ponto de Cultura Tríade atuamos no sentido de reverter este quadro, cumprir nossas metas inserindo os jovens, adultos e crianças no centro. Pois, sabemos que a cultura é uma roda que gira e contribui para o país, e quando é pautada pelo incentivo para realização das ações culturais se fortalecem ainda mais.
Os resultados é o próprio desenvolvimento da cultura propiciando melhorias efetivas na educação, saúde, formação de caráter, no trabalho e na diminuição da violência. E ainda por ser oportunidade do encontro com identidade, a partir da descoberta no fazer artístico, elevando o nível pessoal de conhecimento, quando aplicado contribui na convivência familiar e interpessoal.
Os projetos da Tríade na comunidade estão com inscrições abertas
Com ou sem apoio ou aporte financeiro institucionais e/ou governamentais as iniciativas do Ponto de Cultura seguem firme desde 2007, dificuldades sempre existem, porém prevalece a vontade da coordenação geral, membros, equipe multidisciplinar que se movimenta para o alcance dos objetivos que tem como primordial o desenvolvimento da cultural da população, e de forma positiva a comunidade vem recebendo essas iniciativas.
Calendário para 2023
As atividades seguem a todo vapor para o bem e desenvolvimento sociocultural local. Está com inscrições abertas para os cursos de Canto, Danças, Teatro.
Cursos:
– Curso de Canto, Técnicas Vocais – Ministrada pelo Professor Cesar Pontes – Sábados – 16 horas.
– Curso de Teatro, Iniciação e avançado – Ministrada pelo Professor Rafael Dielson – Segundas Feiras – 19 horas.
– Curso Intensivo de Dança de Salão – Ministrada pelos Coreógrafos Sergio Martins e Juliana Rodrigues – Terças Feiras – 19 horas.
– Curso de Danças Urbanas – Ministrada pela Tsuky – Quinta à sábado 14 horas.