LANÇAMENTO OFICIAL DA WEBSÉRIE – MEMÓRIA VIVA – ECO-HISTÓRIA DO PLANALTO CENTRAL EM BRASÍLIA – DF
Na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro, vai ocorrer em Brasília diretamente pelo canal no YouTube do Instituto Latinoamerica, tendo em vista a pandemia do coronavírus ainda presente a estreia da minissérie Memória Viva – Eco-História do Planalto Central. Trata-se de um projeto de Audiovisual realizado pelo Instituto Latinoamerica e produzida pela CenaUm Produções.
Créditos: PT/Instituto Latinoamerica
A produção e filmagens foram realizadas de julho a setembro de 2019, portanto um ano após será disponibilizado para que todos os participantes do projeto possam ver os resultados, o trabalho que se consistiu em três meses com captação de cenas e depoimentos em várias cidades como: Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Goiás (antiga Goiás Velho), Terezópolis de Goiás, Goiânia, Formosa, Planaltina, Luziânia, e em Brasília.
Dentre vários entrevistados no período e visitas a espaços, casarões, monumentos religiosos, casas de cultura, centro de memória, parques naturais, sítios arqueológicos e academias de letras, onde foi possível captar diversos testemunhos de pesquisadores, historiadores, gestores culturais, grupos folclóricos e da cultura popular. Como exemplo o registro da tradicional marmelada de Santa Luzia que é um doce típico produzido há mais de 150 anos da mesma forma, a iguaria é produzida no Quilombo Mesquita localizada na Cidade Ocidental e também em Luziânia. Foi registrada pela equipe uma apresentação cultural do Grupo Feminino de Catira as Escolhidas do Catira que mantém viva a tradição por mais de 15 anos, e que estão todos ansiosos para verem os resultados da websérie. Que é composta por 5 (cinco) capítulos de 22 minutos de duração cada, e será veiculada na internet com acesso livre.
Nessa perspectiva os telespectadores e internautas irão presenciar um material riquíssimo e com um conteúdo bem propositivo à temática atendendo os objetivos do projeto do Instituto. Mesmo com o foco de registro e resgate do patrimônio sociocultural e seus personagens trata-se sem dúvida de uma “aventura humana no Cerrado em diferentes períodos de tempo”. A importância de cidade para o desenvolvimento econômico e cultural da região centro-oeste “como” é o caso de Pirenópolis e Luziânia com as jazidas bem produtivas que foram até os meados do século XVII.
Dentre vários objetivos que o projeto visa atender, um deles é a homenagem à Capital Federal – Brasília pelos 60 anos, tendo em vista compreender que “a esse passado o homem acrescentou a beleza e originalidade da capital, primeira cidade moderna do século 20 reconhecida como patrimônio cultural da humanidade, que acaba de completar 60 anos”.
É importante frisar que a websérie dialoga com os povos tradicionais, as cidades e suas tradições, portanto a consolidação do produto foi bastante positiva segundo Paula Melo do administrativo financeiro do Instituto informa que todas as cidades estão presentes nos cinco capítulos, ver como relevante a participação de todas no lançamento e também nos capítulos seguintes conforme cronograma abaixo.
O projeto nesta etapa visa dar publicidade, disponibilizar e proporcionar o acesso da comunidade, e consequentemente fazer chegar aos espaços e toda sociedade.
Serviço:
Evento: Lançamento oficial da websérie
(Capítulo 1 – Um território movimentado na íntegra)
Local: www.youtube.com/c/InstitutoLatinoamerica
Data: 12 de outubro
Hora: 10 horas
Programação
1º episódio (Dia 12/10/20): Um território movimentado
2º episódio (Dia 19/10/20): Ouro forma cidades e movimenta vidas
3º episódio (Dia 26/10/20): A economia depois do ouro
4º episódio (Dia 02/11/20): Brasília surge e revoluciona o Planalto Central
5º episódio (Dia 09/11/20): O patrimônio histórico e o futuro de Brasília
FICHA TÉCNICA FILMAGENS
Realização: Instituto Latinoamerica
FICHA TÉCNICA FILMAGENS
Realização: Instituto Latinoamerica
Produção: CenaUm Produções Ltda.
Autor e produtor: Atanagildo Brandolt
Direção: Caco Schmitt
Coordenação de produção: Paula Melo
Fonte: Instituto Latinoamerica