MP pede fim de tráfego de veículos em rua centenária de Luziânia, GO. Objetivo da ação é preservar casarões históricos tombados no município. Trânsito de caminhões já é proibido, mas motoristas desrespeitam a norma.10/07/2014 11h38 – Atualizado em 10/07/2014 11h38Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera03:46/03:46
https://globoplay.globo.com/v/3487824/
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) propôs uma ação civil pública contra a Prefeitura de Luziânia para pedir o fim do tráfego de veículos na Rua do Rosário, onde estão localizados casarões centenários. Segundo o promotor Ricardo Rangel, a medida “é uma forma explícita de ressaltar a obrigação do município em preservar os imóveis históricos”.
A rua foi construída antes mesmo da fundação da cidade, em 1746, época em que bandeirantes se deslocaram à região em busca de ouro. Ao todo, 29 destes imóveis foram tombados pelo estado como patrimônio histórico. No entanto, há 20 anos, esse número era bem maior, pois cerca de 30 construções semelhantes desmoronaram com o passar do tempo. O motivo é a ação do tempo e o tráfego de veículos, que danificam a estrutura das casas.
A professora Lúcia Inês Braz é proprietária de um desses casarões, onde mora desde criança. Apesar de gostar do local, ela confessa que os desafios para manter a construção centenária são muitos. “As despesas são grandes, a estrutura não é suficiente, nós temos muitos gastos. A gente possui a isenção do IPTU porém essa isenção só não é suficiente”, reclama.
Há cerca de um ano, o tráfego de veículos pesados, como caminhões, foi proibido. Porém, sem fiscalização, a norma é desrespeitada.
Segundo o Secretário Municipal de Cultura, João Almir, o município não tem verba para ajudar na preservação das construções e também ainda não há como desviar o trânsito no local. “Hoje também é um problema o estudo de viabilidade de trânsito para essa mobilização e para o desvio desse trânsito aqui da Rua do Rosário. Mas, a partir do momento que isso vir a ocorrer, vai ser um ganho imenso para nós do município para que nós possamos criar aqui um corredor cultural”, diz.
MP pede fim de tráfego de veículos em rua centenária de Luziânia (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)