Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade

Tríade em Movimento Cultural

Resumo do Projeto

O Projeto Tríade em Movimento Cultural tem por finalidade garantir a manutenção das atividades formativas e adequação do espaço físico no quesito acessibilidade, que será executado no prazo de até 12 (doze) meses, que compreende fevereiro de 2025 a fevereiro de 2026. Com aulas permanentes de música, dança e capoeira. Por ser uma das ferramentas estratégicas para o desenvolvimento humano, que se dar pela ampla convivência das ações socioculturais de base comunitária que formam multiplicadores, democratiza o acesso e gera renda na comunidade local.

Apresentação

Por ser o primeiro ponto de cultura da cidade, temos um papel relevante no que tange as articulações, ampliação da rede de pontos de cultura do município, realizando encontro dos pontos e fazemos parte da rede estadual de pontos de cultura do estado de goiás. Só em 2024 auxiliamos 5 novos pontos de cultura para obter a certificação nacional, deste 3 já tiveram a certificação simplificada deferida. E nesses 17 anos de atividades e ações comunitárias desenvolvidas e ofertada para crianças, jovens e adultos, os resultados são satisfatórios e sempre objetivando e desenvolvimento humano a agregando valor as iniciativas. Ao longo dos anos tem contribuído no que tange a mitigar os índices de vulnerabilidade deste público, com ações nos contraturnos escolares com os jovens de escolas públicas.

Estratégias incentivo à cultura

As principais estratégias é garantir a manutenção constante das atividades e ações comunitárias voltadas para crianças, jovens e adultos, com ações formativas visando o desenvolvimento cultural e humano deste público.  As parcerias são fundamentais no que tange a ampliação de ofertas, acolhendo grupos e artistas democratizando o espaço cultural para desenvolver os projetos e consequentemente criar seus espetáculos teatrais, de dança, festivais de capoeira, feiras de artesanato e outras. As ações socioculturais de promoção e proteção das memórias e do patrimônio, o Festival Folclórico de Luziânia é um exemplo vivo de apoio as culturas populares e tradicionais dos grupos de folias e catira, bem como os festejos juninos que é celebrado desde 2009, como Arraiá do Tio João com os grupos de quadrilha e culinária. Bem como com os povos tradicionais, quilombos, comunidades rurais, memória seja preservada, a museologia social é um caminho para a preservação e conservação do patrimônio. A Museologia Social é um fundamento do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e somos um ponto de memória Pontos de Memória/BR – Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade – Pontos de Memória

Economias solidária e criativa

A economia da cultura no país gira quase 3% e a economia solidária, costumeiramente realizamos eventos que contribuem na subsistência, com a produção de bens e serviços, comercializado na festa junina que emprega até 40 pessoas. Além do sarau cultural, feira de artes, codelteca, e venda de alimentos nesses eventos, livros, xilogravuras, artesanato. As ações formativas de artesanato possibilitam a produção de peças que ficam para as participantes comercializarem e gerar renda.

Cultura Viva

Atuamos em consonância com a lei nº 13.018 – Cultura Viva a fim de colaborar de forma ativa com efetividade para consolidação da política pública, como forma de garantia das práticas de base comunitária nas esferas municipal e estadual. A instituição promoveu o I encontro da rede municipal de pontos de cultura com participação de membros da CNPC. A instituição cultural é o elo da política articulando e realizando formações de elaboração de projetos e gestão de espaços culturais, auxiliando novos pontos de cultura a desenvolver os projetos e certificação simplificada. Desenvolvemos ações de promoção das práticas pedagógicas, ensino das artes com oficinas formativas, aulas de dança, música, capoeira e teatro, zelando respeitando, valorizando a diversidade e cultural e seu povo. Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade – Cultura Viva

Accessibility Toolbar