A cordelteca será uma ponte no processo de difusão entre a comunidade, escolas, centros culturais e eventos literários, disseminando a cultura popular nesses espaços a fim de salvaguardar este Patrimonio Cultural Imaterial do Brasil, registrado em 2018 peloInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) “A Literatura de Cordel foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em setembro de 2018. Sua difusão por todo o território nacional é somente um dos fatores que demonstram a sua relevância cultural para a sociedade brasileira”.
Objetivo
Tem como principal objetivo ser uma referência local e regional, no que tange a divulgar a Literatura de Cordel no estado de Goiás, a Cordelteca Firmino Teixeira do Amaral, é uma iniciativa privada com foco em atender parte da demanda do segmento literário na comunidade. A partir das iniciativas a serem desenvolvidas na sede, escolas, espaços culturais, eventos pelos grupos de leituras, cordelistas, contadores de histórias voluntários da organização.
Patrono Poeta Firmino Teixeira do Amaral
Considerado o mais brilhante poeta popular do Piauí. Nasceu no povoado de Amarração (Luís Correia-PI) e mudou-se muito jovem para Belém-PA, tornando-se o principal poeta da Editora Guajarina, de Francisco Lopes. Escreveu a famosa Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, tida por muitos como real, mas, ao que tudo indica, foi fruto de sua imaginação. Nesta obra ele criou um novo gênero na cantoria: o “trava-língua”.
Dentre as obras de sua autoria destacam-se “Pierre e Magalona”, “Bataclã”, “O Filho de Cancão de Fogo”, “O Casamento do Bode com a Raposa” e a peleja mais genial e popular de todos os tempos: a de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, que chegou a ser gravada por Nara Leão e João do Vale no disco OPINIÃO.
Atuação da Codelteca
Estamos localizados no centro-oeste que é uma região privilegiada com uma população grande de pessoas oriundas do nordeste do país, e seus descendentes desta forma uma grande miscigenação nasceu nesse território. Deste modo em muitos casos oficio da cultura popular cordel foi passado de pai para filho, netos, bisnetos etc. Portanto nossa iniciativa tem um papel relevante no processo de contribuir para o fomento e difusão do gênero literário, e nossa responsabilidade como instituição é respeitar a características genuína fim de garantir a regras da construção do cordel, em conformidade com variados tipos seja no repente, cantoria popular ou na construção do cordel. Os tipos são a quadra, sextilha, septilha, décima espinela e decassílabos. Os cantadores e repentistas glosa baseado no mote desenvolvido pelos cordelistas, construindo assim as narrativas apresentadas e/ou transmitidas nas rádios, podcasts e outros meios de comunicação da atualidade.
http://www.casaruibarbsa.gov.br/cordel/
http://docvirt.com/docreader.net/docreader.aspx?bib=CordelFCRB&pasta=Antonio%20Ferreira%20da%20Cruz&pesq=
Cordéis Digitalizados
http://200.144.255.38/bibliografia/instituicao_cordel.php?