Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade
Dentre várias ações que a Tríade Cultural executa 

A Tríade Cultural tem um papel fundamental no que tange a articulação e execução de ações que visam o fortalecimento da cultura local, nesse sentindo destacamos algumas delas que são desenvolvidas pelo Ponto de Cultura de forma permanente na instituição sociocultural.

 Curso intensivo de Teatro

A Oficina de Teatro: O básico para iniciantes, juventude a partir dos 16 anos de idade. Essa oficina irá ensinar conceitos básicos do fazer teatral. Essas conceituações serão muitas vezes feitas de forma lúdica para melhor aproveitamento do conteúdo.

Por ter tema à oficina fica direcionada, dessa maneira conduziremos os ensaios para a montagem de uma pequena cena sobre a Literatura de Cordel.

Perfil do formador

Rafael Dielson é goiano do município de Luziânia, com 29 anos e 12 anos dedicando a arte. A maior parte da minha formação escolar foi feita no Distrito Federal, fazendo parte do curso de Letras na Universidade de Brasília, desliguei-me do curso para ter a atenção voltada a dramaturgia e a educação infantil, atualmente formando do curso de Pedagogia. Houve vivência cênica na universidade, cursei algumas matérias do Instituto de artes, no mesmo período e um pouco depois, participei de oficinas, cursos e festivais dentro e fora da universidade. Desse modo, tive a oportunidade de experiênciar o teatro e suas diversas funções como: direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia, cenografia e figurino.
Tenho trabalhos desenvolvidos na música, o projeto Fael, que conta com interpretações de covers e músicas autorais. Em julho de 2020, publiquei meu primeiro livro. Tato. Da série Os cinco sentidos. A obra é voltada para o público infanto-juvenil, que conta uma história de fantasia nessa terra tropical chamada Brasil.

OBJETIVO

Transmitir conceitos básico do fazer teatral como, texto dramatúrgico, posicionamento no palco, projeção de voz e atuação.

METODOLOGIA

Através de jogos teatrais, brincadeiras lúdicas e textos estimuladores iremos construir o conhecimento ao longo dos ensaios com a intenção final produzir uma cena para ser apresentada.

OBJETIVOS

O objetivo de promover o acesso à cultura em especial nas séries iniciais, escolhendo como vertente da arte a ser trabalhado, o teatro, visando também o desenvolvimento da oralidade e desenvoltura do participante.

Curso intensivo de música

Professor Cézar Ponte, nasceu em 1971 com experiência na área musical desde 1995 ministrando aulas de canto, coral, trabalhando as técnicas, com alunos de forma individual e em grupo Dirige o Coral Luziânia
desde o ano 2007 Estudou canto e técnica vocal na escola de Música de Brasília Faz Parte Da OMB GO (Ordem dos Músicos do Brasil, possui especialidade em Canto popular e Canto Coral Já trabalhou em diversas instituições de ensino, com bastante experiência no ensino de músico inclusive para alunos com deficiência, como alunos deficiente visual e autistas Iniciado o trabalho nessa área na Escola de Música Betesda DF Também desenvolve um trabalho social na comunidade no Ponto de Cultura Tríade desde
2021.

Curso de iniciação musical violão, guitarra, canto (Música) tem por objetivo agregar valor, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura. Inserindo jovens, adultos e crianças na prática do exercício e aprendizado no mundo da música. 

As aulas são trabalhadas as práticas de acordes e conhecimento das cifras, os estudos rítmicos,
escalas, acordes, gêneros musicais, vocalização, respiração, timbres, tríades e tétrades,
funções harmônicas, harmonia modal e modos etc.

Curso intensivo de dança de salão

Sérgio Martins e Juliana Rodrigues já fizeram vários cursos para suas formações com os melhores professores de todo o Brasil. Fundador da Academia Movidance desde o seu início além de suas aulas diárias, já promoveu Workshops trazendo para a cidade de Luziânia vários profissionais de outros estados fortalecendo a dança da cidade. Foram realizados também, festivais anuais onde tivemos como participantes dançarinos alunos, assistentes e professores da academia; academias da cidade participando com outros ritmos (como Balet, Jazz e Hip hop); e convidados(grupos e professores) de outros estados (Brasília e Minas Gerais). Ao longo de sua existência a academia participou de vários eventos culturais na cidade (Semana do Folclore, Centro de Tradições Nordestinas, eventos cultura gaúcha, Festas juninas em diversas escolas municipais e estaduais, e universidades (IFG e UEG).

Cursos e oficinas de Arte

Promovemos oficinas de arte na comunidade de forma frequente, oferecendo oportunidade de acesso as artes. Com cursos de gravura em Madeira Xilogravura, Arte Urbana – Grafite e Hih Hop.

Arte Urbana Grafitte
Ramon Andrade, estudante de Artes Visuais pela Universidade de Brasília – UnB, grafiteiro, artista urbano, produtor cultural e ilustrador. Primeiro contato com a arte urbana veio através do graffiti, no ano de 2013, na cidade de Luziânia – GO. Em 2015 iniciou sua participação em Encontros Internacionais de Graffiti, sendo selecionado para eventos como Agora é Avera – Sergipe, XIIA Graffiti Fest – Minas Gerais, Origraffes – Espírito Santo, Street of Styles – Paraná, Fábrica de Graffiti – Minas Gerais, Meeting of Bajos de Mena – Chile, City Graff Meeting – Colômbia, além de diversos encontros regionais. Seu trabalho expandiu para outros suportes, além dos muros, podendo assim fazer parte de exposições coletivas
como Arte Sem Fronteiras dos Muros para Galeria (Asa Sul – 2018), Cidade Graffiti (Teatro Nacional – 2018), Arte em Formação (Luziânia – 2018)

Gravação em madeira – Xilogravura
Elves de Arimatéia Gomes – Goári Poeta Gravador–Artista plástico credenciado no Cadastro de Artistas Plásticos Profissionais nº 229/10 pela SECE –DF Poeta, pintor, escultor, cordelista, editor e xilógrafo brasileiro. Bacharel em Direito pelo -UNICEPLAC e Tecnólogo em Radiolo gia pelo-UNIDESC. Nasceu em Castelo do Piauí-PI, aos 02 de agosto de 1981. Vive no Centro–Oeste desde 1994, onde iniciou suas atividades artísticas com apenas 13 anos de idade. Atualmente, já são 27 anos de produção artística e 22 anos de xilogravura e poesia. Em 2019, foi eleito acadêmico titular da Academia Taguatinguense de Letras-ATL, ocupando a cadeira 46 e possuindo como patrono Pedro Costa, violeiro e cordelista piauiense. O artista também integra a Academia Literária Virtual Clube da Poesia Nordestina (Serra Talhada-PE), onde ocupa a cadeira: 47, patrono: Manoel Monteiro, cordelista pernambucano, Ceac nº 10935. Possui vários cordéis publicados como: A Gata Arteira, Deu Zica, Os Pombos da Feira Livre, Pretinho, Pastel de Feira – Comida Típica de Brasília, O Lobo-Guará – Cordel para Colorir, A Lenda do Cabeça de Cuia, A Lenda da Porca do Dente de Ouro e a Peleja de Dois Irmãos por Causa de Alguns Cordéis e a Lenda
da Num se Pode.

Movimento Junino 

Um projeto trabalhado todos os anos pela associação visa o fomento e a difusão das  manifestações da cultura popular nordestinas. Todos os anos é realizada o Arraiá do Tio João, o projeto ao longo dos 15 anos é executado na cidade e agrega valor as artes manifestada nas cultyuras populares. 

O Projeto Festa Junina é executado pela Associação Cultural  Ponto de Cultura Tríade, trazendo os elementos da cultura popular visando proteger e conservar o patrimônio imaterial dos festejos juninos, pois, resgatar e valorizar a festa tradicional de São João as influências dos diversos povos é preservar a identidade. Nesta perspectiva possibilitando assim, o desenvolvimento de estratégias globalizadoras dos conhecimentos mediante o tratamento da informação, enfatizando ainda os jogos e/ou brincadeiras típicas dessa festa. As atividades ocorrem há dez anos, como proposta de difusão e fortalecimento da Cultura Popular e do Folclore.

Salvaguardar e valorizar o patrimônio imaterial suas características das festas juninas em diferentes regiões do país; Com objetivo de gerar e despertar ao público o interesse pela cultura, a ponto criar e formar consciência da necessidade em preservar o patrimônio imaterial, bem como ampliar as oportunidades de acesso às pessoas que compõem a diversidade e resgatando, protegendo o acervo da cultura brasileira.

Festival Folclórico 

A literatura de cordel além da diversão e informação com rima, métrica e oração, se conta todo o sertão. É de forma elaborada que o Nordeste brasileiro se apresenta por escrito, em papel jornal, no folheto de cordel. Recentemente foi reconhecido como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), a Literatura de Cordel utiliza regras clássicas em seus versos, ao mesmo tempo em que se consolidou por acessar um público que vai de estudiosos a analfabetos.

O objetivo do evento anual é proporcionar aos jovens, adultos e crianças oportunidades de acesso à cultura, bem como promover o desenvolvimento sociocultural local.

Ações solidárias – Dia das Crianças e Natl

Trata-se de uma ação desenvolvida pelo coletivo desde o ano 2007 na comunidade, cujo objetivo é promover a acessibilidade e gerar oportunidade às crianças a brincadeiras antigas, cinema comunitário, presentes, e muita animação. As atividades são realizadas todos os anos em bairros alternados da cidade de Luziânia.

FACULT – FEIRA DE DARTE E CULTURA DA TRÍADE 

Trata-se de uma iniciativa sociocultural que visa agregar valor as artes na comunidade que atua, uma atividade que tem como objetivo ser permanente em todo mês de novembro. Envolvendo de forma direta a comunidade escolar e população em geral.

Para a realização das ações a serem desenvolvidas contam com os parceiros desde a primeira edição realizada em 2019, que é executada pela Associação Cultural Ponto de Cultura Tríade.

O grande desafio da Feira Cultural é apresentar temas como as novas tecnologias, atualidades, e da cultura de um modo geral. E tem por meta sensibilizar a partir dos conteúdos apresentado e trabalhado no decorrer da feira. Visa também à promoção da leitura, da escrita e à valorização da oralidade, das artes nos diversos segmentos.

Em sua segunda edição foi realizada do dia 11 de novembro de 2022 na Escola Estadual CEPAMA, que contou com uma uma programação cultural diversificada, como: Exposição de artes, Xilogravuras, Artes Visuais, Cordéis, Documentário O Mamulengo e as Memórias da Barragem Corumbá IV, Palestra, peça teatral, palco aberto, música, dança, poesias. Que pode ser conferido no link.