XVIII – FESTA NORDESTINA DE LUZIÂNIA

Cultura em movimento

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro aconteceu a tradicional festa nordestina de Luziânia, promovida pela Associação CTN – Centro de Tradições Nordestinas, o grupo surgiu em 2000 com apoio e incentivo do Pe. Josinaldo que mais uma vez se deslocou de sua paroquia para participar da abertura das festividades. O CTN é uma instituição cultural que também presta relevantes trabalho a comunidade, ofertando e promovendo cursos de capacitação profissional a jovens e adultos. A presidente de honra Maria de Lourdes disse “Somos umas instituição que acolhe as famílias sejam nordestinos ou não, aqui somos uma grande família”. Na mesma linha de raciocínio a Presidente Fatinha reforça que o CTN visa difundir e fomentar a cultura do povo nordestino, no que tange a gastronomia, o artesanato,  as manifestações culturais como literatura de cordel, danças de quadrilhas juninas, e o forró pé de serra não pode faltar, pois, nosso papel é entreter nosso povo”.

A festa mais uma vez foi um sucesso com boa participação da comunidade nordestina, se apresentaram no evento grupos e trios de forró como Sabrina Vaz – Vocal, Marcos Farias Acordeom, Bibi – Zabumba – Pé de Serra sem Fronteira que fez o povo se levantar e dançar o velho forró no salão. Já o Grupo de Quadrilha Junina Família Busca Pé animou o público com suas coreografias sincronizadas de forma esplêndida, da mesma forma a Academia Movidance  demonstrou mais uma vez que sua participação é fundamental para animar a festa.

 

O Ponto de Cultura Tríade participou da abertura do evento com a peça teatral a ultima prosa do cangaço, que foi dirigida por Rafael Dielson e demais membros do grupo de teatro da Tríade Cultural.  Deste modo avaliamos como um evento importante para a cidade e região, pois, visa a difusão e fomento da cultura local, outro ponto relevante é a participação dos empresários e pessoas voluntários que todos os anos se juntam com o proposito de garantir um evento de qualidade para o município.

Por João Almir

Assessoria de Comunicação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *